Universo Vasco

Os bastidores da inauguração do Espaço Experiência em São Januário

O torcedor do Vasco da Gama terá mais um motivo para visitar São Januário após esta quinta-feira. O Clube inaugurou o novo Espaço Experiência, construído no lugar da antiga Sala de Troféus do estádio, em parceria com a TIM, o IDEC e a Secretaria de Estado de Cultura. O vascaíno terá um local mais interativo, com recursos multimídia, além de informações históricas do Gigante da Colina e poderá ver mais de perto itens utilizados por grandes ídolos.

A Experiência começa com diversas fotos da construção de São Januário, maior estádio da América Latina em 1927, e relembra a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama e do surgimento do futebol. Em seguida, o espaço é destinado aos grandes ídolos do futebol, como Roberto Dinamite, Barbosa, Ademir Menezes, Edmundo, Romário, Juninho Pernambucano, Marta, Pretinha, entre outros. Dois itens históricos chamam atenção: as chuteiras de Dinamite (utilizada no Jogo da Chuva, em 1981) e Russinho (craque do Vasco e da Seleção Brasileira que disputou a primeira Copa do Mundo em 1930).

E não para por aí. Os títulos do Sul-Americano de 1948 e da Libertadores de 98 ganham um espaço especial junto com outras taças internacionais conquistadas pelo Vasco. As taças dos torneios continentais estarão expostas em uma bola gigante, onde o visitante poderá olhar por um vidro para dentro dela e conseguirá ver jornais contandos títulos e fatos históricos do Cruzmaltino.

– O Espaço experiência é um espaço de cultura. Queremos que toda a torcida vascaína e os amantes do esporte possam admirar a enorme contribuição do Vasco para a sociedade brasileira e o desporto mundial. O objetivo deste espaço vai além de apenas conectar ao passado. É um equipamento de inspiração para o futuro. Queremos através desse espaço despertar a curiosidade dos vascaínos, emocionar e também preservar a memória coletiva do Clube para as gerações futuras – explica Horacio Júnior, Vice-Presidente de História e Responsabilidade.

Outras modalidades também terão seus espaços especiais. O Remo, esporte fundador do Clube, é bem destacado, com a história da Taça Jardim Botânico, a primeira conquistada pelo Clube, em 1904, além de outros momentos importantes da história. Um barco double-skiff histórico está em exposição. O Basquete destaca ídolos como Janeth, Vargas e Charles Byrd, além da história da MC Donald´s Championship de 1999 e do bi-campeonato Sul-Americano (98 e 99). No Atletismo, o grande homenageado é o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, único atleta brasileiro no Hall da Fama da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Também merecem destaque os medalhistas olímpicos e paralímpicos do Vasco da Gama, clube brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos.

A construção do Parque Aquático de São Januário, em 1953, também tem um espaço especial no local. A Experiência se encerra com um espaço mostrando títulos vascaínos de diversas modalidades, inclusive do e-Sports, conquistado em 2021.

– Com muito orgulho apresentamos aos vascaínos esse novo espaço que ajuda a contar a mais linda história do futebol. Nosso passado e nossos valores são os alicerces para a construção do futuro. Agradecemos ao Governo do Estado, TIM e IDEC pela parceria – declarou o presidente Jorge Salgado.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: