O combate ao racismo e ao preconceito estão enraizados na história do Vasco.
E o novo vp de História e Responsabilidade Social do Vasco fez questão de ressaltar mais uma vez isso, reforçando a luta para que a ideia a respeito de uma nova camisa em representatividade a inclusão, saia do papel.
Horacio Junior, usou seu Twitter para comentar as possibilidades da nova camisa cruzmaltina envolver o tema da inclusão social LGBTQIA+. Vale lembrar que o assunto foi um dos principais pontos do plano de gestão da chapa de Jorge Salgado, a Mais Vasco.
O vp ainda citou a discordância que vê de alguns torcedores mesmo nos tempos atuais, quando o ponto é levantado.
– Infelizmente eu não posso me apropriar dessa ideia. Foi uma ideia discutida no GT LGBTQIA+ e que, com muito orgulho vou trabalhar com o Marketing do Clube para a gente licenciar uma camisa desse tipo. É curioso (pra ser gentil) que esse debate ainda gere reações de repulsa. O Vascaíno tem muito orgulho da história do clube na sua luta contra o racismo. Mas tem alguns que não entendem que a homofobia tem o mesmo DNA do racismo, a ignorância. É preciso ter voz ativa contra.
Para terminar, Horacio ainda mandou um recado direto aos preconceituosos:
– É muita pretensão achar que alguém pode cagar regra sobre com quem devemos nos relacionar… Quem além de si próprio pode ser o árbitro de quem se deve amar ou não? Enfim. Como diria Lulu Santos: Consideramos justa toda forma de amor.