Neste dia, 21 de agosto de 1898 nascia um Gigante. Já faz 122 anos. Caramba, muita coisa não? São 122 anos de luta contra o racismo, contra o preconceito, a desigualdade. Algo que deveria ser natural para os dias de hoje, mas, o Vasco já faz isso há tanto tempo! Não somente há 2 décadas.
É muita história minha gente, muita história para contar. E por onde começar? Bem, podemos recordar alguns pontos interessantes, como o Vasco ser o primeiro clube a aceitar negros, operários no time, na torcida, em sua totalidade, mesmo quando foi obrigado a retirá-los do time, o que o Vasco fez? Saiu do campeonato. Ou melhor, foi expulso do campeonato pela então “elite”.
O Vasco se recusou retirar seus atletas negros do time, e por isso foi chutado, mas nunca se envergonhou disso, pelo contrário. Ainda criou um estádio por também ser obrigado a ter um, e criou o estádio como? Com os negros, com os torcedores, de todas as raças e etnias, por que o preconceito nunca foi enraizado na história do Vasco.
O Vasco não usa estádio emprestado, não, usa quando lhe convém, mas há 90 anos não é mais obrigado à isso, tem sua casa, onde se sente a vontade, e o torcedor tem o orgulho de bater no peito e falar: Eu fiz São Januário. E mais, você torcedor ainda tem o orgulho de gritar no peito e dizer que também fez o nosso CT, um marco histórico do nosso gigante, que sempre estará marcado na memória e na história. Não importa se você apoiou financeiramente ou não. Acredite, você está na história do Vasco, sempre estará e jamais será esquecido por isso, vascaíno, vascaína.
Podíamos parar por aí, mas ainda temos a associação em massa, feito inédito na história do futebol com 180 mil associações em 1 mês, meu caro, isso é único, isso é Vasco. Contudo, fomos ainda mais além! E renovamos os planos em mais de 100 mil associações novas! Isso tudo em uma época de pandemia global, onde a economia do país e do mundo entrou em colapso, ainda assim o torcedor não abandonou o time, seguiu firme, de todas as formas possíveis além da financeira. E isso, torcedor, não tem preço.
Somos o único clube do mudo que por mais que esteja em situação complicada, a torcida é a única que sempre segue, sempre lota o estádio, não importa o que aconteça. E não me venha falar que Flamengo ou Corinthians também fazem isso, por que não fazem. Esse aqui é o único clube que mesmo na pior, o torcedor lota São Januário, ou o Maracanã se for preciso. Colocamos 70 mil no Maracanã mesmo se lutarmos contra o rebaixamento, pelo título, ou por nada, sempre lotamos quando o Vasco precisa. Infelizmente devido a pandemia hoje não podemos estar presentes ao lado do Gigante, mas saiba, ele sente nossa presença de onde estivermos. E mesmo de longe começamos a campanha por 1 milhão de inscritos na VascoTV, a nossa torcida simplesmente não pára!
Portanto, meu caro torcedor, e torcedora, tenha orgulho de botar a cruz de malta no peito, e fazer parte da maior instituição do planeta. O pioneirismo pela causas nobres e sociais, nosso clube e você estão marcados na história. Bata no peito e diga: “Eu sou Vasco da Gama”.
Não escolhi. O Vasco me escolheu. Parabéns, meu eterno Gigante, Club de Regatas Vasco da Gama, 122 anos.
“Nunca vão entender esse amor.. Vasco da Gama.. pra sempre, vou te amar!”